22 de ago. de 2012

Resenha : Me Leva Mundão








Me leva mundão é o segundo livro do jornalista Maurício Kubrusly, lançado pela editora Globo em 2011 ( presente que ganhei da minha mamis linda no meu aniversário do ano passado).

Além de ser conhecido pelas matérias divertidíssimas do quadro "Me Leva Brasil" do programa Fantástico, Maurício cobriu eventos importantes para a emissora Globo, como  a Copa do Mundo de 1998Jogos Olímpicos, cerimônias do Oscar e festivais de rock.

Depois de muitas andanças pelo Brasil e o mundo a fora, Kubrusly resolveu dividir com o público, um pouco das experiências vividas em um conjunto de crônicas divertidas e temperadas pelo olhar bem brasileiro do experiente repórter.


"Os cenários não poderiam ser mais díspares. A Itália mereceu capítulos específicos para a Sicília e a Toscana; Portugal e França garantem o gostinho das peculiaridades de uma Europa em transformação. Já a Polônia e os Emirados Árabes garantem a exploração de destinos menos conhecidos entre os leitores brasileiros – ao contrário dos Estados Unidos, país bastante familiar por nós, mas apresentado no livro sob uma ótica especial.
Em todos os lugares, a equipe de Kubrusly confirma o afiado faro para descobrir curiosidades: como é uma loja de langeries numa cidade como Dubai? E uma academia de boxe feminino em Tóquio? E um lavatório de roupas coletivo na Índia? Um passeio por Trenchtown, favela mais famosa da Jamaica? E qual o significado de ser seguido dia e noite por estranhas e silenciosas figuras vestidas de roupas negras, que não se aproximam nem pronunciam uma palavra sequer? Quem lê os relatos de Kubrusly, descobre que em algumas partes de Portugal os chamados “homens de preto” são profissionais contratados para perseguir e constranger quem deve dinheiro a alguém, em pleno século 21."


Tenho saboreado esta obra em pequenas doses homeopáticas. 

Cada vez que leio o livro de Kubrusly, mais tenho certeza de que escolhi a profissão certa, pois as experiências por ele vividas, são o que eu mais gostaria de experimentar como repórter se um dia tiver tamanha sorte!

Sou completamente suspeita para comentar os trabalhos de Maurício. Sou fã assumida de sua simpatia e do  tom leve de suas matérias. E agora, sem dúvida, muito fã de suas crônicas!

Leitura mais que recomendada para quem gosta de informação com muito bom -humor.


Beijos e ótima leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário